Go to Main Content

Relações com Investidores

Site Institucional

Nossa História

1915

Em 1915, Miguel Bartolomeu, um jovem sapateiro de 20 anos, saiu de casa em Santana do Guaraciaba (MG), com um pé de ferro, um pedaço de couro e um sonho de vencer na vida. Naquela época, a principal fonte de renda do país era o café, sendo assim, Miguel adaptou uma máquina de limpar café em um caminhão, fazendo a limpeza dos grãos ainda na roça, levando-os para vender em outros estados.

Unindo sua criatividade com seu espírito de empreendedor, ele não abandonou a profissão que herdara de seu pai, fez muitas botinas por encomendas, entregando-as à cavalo de fazenda em fazenda. Passou a vender rapaduras, toucinhos de porco, picolés, até começar a vender tecidos, botões e aviamentos.

1915

1949

Em 1949, situada em Ponte Nova, MG, a “Casas Miguel Bartolomeu Ltda.” iniciou suas atividades no varejo, posteriormente passando a atuar no atacado, devido à grande demanda de produtos vindos de outros estados.

Na década de 60, não existia a Ceasa. Os atacadistas em Belo Horizonte de secos e molhados estavam localizados principalmente na Rua dos Guaicurus. Já os de aviamentos, roupas e tecidos, concentravam-se na Rua dos Caetés e na Avenida Santos Dummont, sendo quase todos conduzidos por sírios, libaneses e turcos.O crescimento da capital e seus arredores atraiu muitas empresas e fez com que novos investimentos aportassem na cidade, foi quando em 1969, a Casas Miguel Bartolomeu abriu uma filial em Belo Horizonte, na Rua Peçanha, mais tarde, renomeando-se como Tecidos e Armarinhos Miguel Bartolomeu S.A – TAMBASA

1949

1988

Em 1988, já com a filial na Ceasa, a nova sede da empresa na BR 040 tomava forma. Os pedidos de venda eram tirados através de palmtops pela visita dos representantes em todos os cantos do país, e apesar de toda a dificuldade da falta de internet em muitos pontos do Brasil, os pedidos eram passados por telefone. Muitas entregas foram feitas através de balsas, navegações diversas e bicicletas, devido à dificuldade dos trechos enfrentados pelos motoristas.

Três anos depois, a sede da TAMBASA em Contagem era finalizada com seus 33.000m de área construída.

1988

2001

Em 2001, os vendedores já estavam equipados com netbooks, o sistema de envio de pedidos era online e o depósito da TAMBASA contava com 23.000 metros quadrados, mas o espaço ainda não era suficiente. Sendo assim, em 2005, o depósito foi ampliado para 63.000 metros quadrados.

2001

2012

Em 2012, os representantes começaram a ter acesso ao sistema de vendas através dos Tablets, no fim do mesmo ano, a TAMBASA investiu na compra de outro terreno de 110.000 metros quadrados, aumentando a área de estocagem em mais 27.000 metros quadrados e com pé direito de 23 metros de altura, toda sua movimentação e armazenamento é feito de forma automática.

2012

Atualmente

Atualmente contamos com uma área de 330.000 metros: um depósito com 63.000 metros e outro com 27.000 metros de capacidade de armazenamento.

Essa solidez, ela pode garantir a seus clientes como uma consequência direta da solidez do clã familiar. É acreditando na expansão dos mercados nessepaís de dimensões continentais que a TAMBASA continuará a ampliar seus negócios, trabalhando com varejistas de todos os tamanhos em busca da satisfação integral do cliente.

TAMBASA, uma empresa que aprende com o passado a fazer o futuro!

Atualmente
Compartilhar: